quinta-feira, 1 de julho de 2010

•Downhill Slide.


Como muitos já sabem o Skateboard nasceu do Surf, ou melhor, da falta de ondas para o Surf. Pois bem, naquela época, o Skateboard era basicamente o "Surf de Asfalto" e logo a moçada começou a descer ladeiras em busca de mais velocidade e então apareceram os carvings e daí para o primeiro(??) Slide, atribuído à Clifford Coleman, ou se preferir, simplesmente Cliff Coleman foi "um pulo".

Pois bem, na década de 60, Cliff Coleman e sua "Turma" se empolgavam cada vez mais nos carvings que eram obrigados a executar enquanto desciam as colinas de Berkeley (Califórnia). Foi nesta época que o próprio Cliff acabou inventando o "Coleman Slide", no Brasil conhecido por Bert-Slide, em alusão a uma manobra de vertical da década de 70. Não se tem certeza da data exata da criação do "Coleman Slide", nem o próprio Cliff soube dizer, mas o fato é que enquanto desciam as colinas de Berkeley para se divertirem na parte baixa da cidade, Cliff e seus amigos começaram uma das mais excitantes e plásticas modalidades de todos os tempos

O DOWNHILL-SLIDE



No Brasil, o Downhill-Slide (Que só aqui tem este nome) chegou pelas mão (Ou seria pelos pés??) de um Skater da primeira geração (Tchap-Thura) o qual trouxe um Longboard e começou a incitar a galera paulistana a descer as ladeiras, foi a época em que lugares como o bairro paulista do Sumaré e o Bosque do Morumbi passaram a ser os grandes celeiros do Downhill-Skate, na época simplesmente Skate e depois Street-Skate


Em 1982 no bairro paulista do Morumbi ocorreu o primeiro campeonato de Stree-Skate (Nome dado a modalidade de "Descer ladeiras" naquela época). Já naquela época haviam vários Downhillers (Ou Downhillzeiros, como quiser) e o evento foi um sucesso, várias manobras de Slide, Muitos Longboarders e até Speed rolou (Provando que tais modalidades não surgiram há pouco tempo como pensam alguns...).

Manobras como o Bert-Slide, Lay Back Slide, Backside Knee Slide, Frontside Full Slide (Acompanhe abaixo as explicações destas manobras), etc. eram exibidas pelos atletas. Já naquela época os fanáticos por Downhill-Slide mostravam todo o potencial do Downhill brasileiro, fato que infelizmente não foi observado por muitos atletas e principalmente empresários do setor, visto que quase deixaram a modalidade de "Descer Ladeiras" se acabar, pois, neste Gap de aproximadamente 20 anos de história do Downhill-Slide, somente 05 (Cinco) Campeonatos Brasileiros com a categoria PROFISSIONAL aconteceram anualmente, ou seja, mais de 15 anos de "Esquecimento" do Downhill-Slide.

E você, sabe quem continuou descendo ladeiras??



MANOBRAS

As principais manobras de Downhill-Slide se dividem em dois principais grupos, as que são executadas em pé (Stand-up) e as executadas agachadas e com apoio das mãos, também conhecidas como: "Manobras de Mão". Vamos conhecer algumas.

Supondo que o atleta ande com o pé direito atrás (Regular foot):

Se ele executar um slide com a mão esquerda apoiando o tronco e o slide seja realizado "olhando" para baixo, este será um Bert-Slide, caso execute um giro de 180º (Graus) será um Bert-180, caso utilize a mão direita para apoiar o tronco após este primeiro giro de 180º para executar um outro giro de 180º no mesmo sentido completando assim um giro de 306º (Graus), ou seja, uma volta completa, isto será considerado um Bert-Revert Slide.

Agora, caso o Atleta execute um Slide com a mão direita apoiando o tronco, este será considerado um Lay Back Slide, isso caso o atleta execute a manobra de frente, "olhando" para baixo, caso a manobra seja executada de costas para baixo (Final da ladeira) trata-se de um Frontside Lay Back Slide, também conhecido como Lay Front Slide. Caso o atleta ao invés de utilizar a mão como apoio utilizar os joelhos (Devidamente protegidos por joelheiras especiais com casquilhos plásticos) esta manobra será na verdade um Backside Knee Slide.


Vamos agora citar algumas manobras em pé:

Na mesma suposição acima, imagine o atleta "empurrar" o tail (Rabeta) do Skate para frente (De frente para a ladeira) afim de que o Skate fique de forma perpendicular, formando um ângulo de aproximadamente 90º (Graus) com a rua, ou seja, fique de atravessado enquanto desliza e depois de alguns instantes "empurre" o Nose (Frente) do Skate para frente afim de voltar a posição inicial, podemos estar diante de duas manobras, depende do quanto o atleta conseguiu deslizar, caso seja pouco é considerado um Frontside Slide, também conhecido por "Susto", caso o espaço deslizado seja maior, será um Frontside Full Slide, caso a manobra seja executada somente com as rodas traseiras no solo, ou seja, com as dianteiras suspensas, trata-se de um Frontside Tail Whellie Slide, erroneamente confundido com Tail Slide, onde só a rabeta do Skate estaria em contato com o solo, temos também o Frontside 360º Slide, o 540º, o 720º, o 900º, o 1080º, etc..


Pois é, dá para perceber que existem inúmeras manobras de Downhill-Slide não é mesmo?? Mas não se prenda à nomenclaturas, o mais importante é se divertir enquanto desce uma ladeira.

Uns descem reto em busca da velocidade máxima (Speed), outros descem realizando um zique-zague entre cones (Slalon) e alguns preferem descerdeslizando e girando de um lado para o outro(Downhill-Slide)...


Este é o Brasil, mostrando para o mundo que em matéria de ladeira, aqui há estilos para todos os gostos.

Pense nisso quando for descer uma ladeira, e escolha o que mais lhe agradar, pois, diversão é tudo neste esporte.

E lembre-se para a prática do Downhill-Slide, é imprescindível o uso de equipamento de segurança.

Depois eu postos algumas fotos...


Paz.
João Marcelo - Billy

2 comentários:

  1. Da hora em bem explicado mano, curti!

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha patro punk ék corri tds esses canps era da hora o mais legal fui um na moca que ladeira era reta tinha apoio gralha sebo

    ResponderExcluir