quarta-feira, 7 de julho de 2010

Mais um pouco sobre o Downhill...

DOWN = Descer
HILL = Colina
SLIDE = Deslizar

Junte tudo isso aí em cima e terá uma noção da modalidade mais casca e base do skateboard.

Velocidade, coragem, estilo e muita adrenalina ao descer uma ladeira mandando todo tipo de slide que souber ou puder.
Esta é a fórmula do Downhill skate, não importa se você esta com um skate de street, um short-board ou um longboard, o importante é a sensação de desafiar a ladeira, conquistar cada centímetro dela escorregando e acariciando-a sempre no maior gás possível ou no seu melhor surf-style, não tente entender, simplesmente DESÇA!!!!

A sensação de mandar prá baixo no downhill é inexplicável, porém, as marcas que esta sensação pode deixar no seu corpo (como ralados, escoriações e até mesmo fraturas numa queda mal assimilada) são bem fáceis de imaginar não é mesmo? Então seja consciente e não se esqueça dos equipamentos de proteção.
O básico: Joelheiras, luvas e se o Drop for casca, não custa nada lançar um capacete, né brother??

Lembro-me de quando comecei no carrinho...

Eram os idos de 1982, a onda era “bater tábua” eu só descia ladeiras e subia "batendo tábua", sequer imaginava que neste mesmo ano rolava o primeiro campeonato de que se tem notícia de Street-Skate:

Local: Av. Circular do Bosque (Num dos bairros mais chiques de Sampa – o Morumbi) o organizador e maior responsável pelo plebiscito que possibilitou o Champ., foi um tal de Márcio Tanabe (MAD RATS), será que alguém se lembra??? rsrsrsrs

Pois é, neste ano rolou o “I Campeonato Brasileiro de Street Skate, categorias Speed e Downhill slide”.

Este Campeonato teve como revelação Daniel Kim, um dos skaters mais estilosos de todos os tempos e que tenho a honra de conhecer pessoalmente, e como vencedores o saudoso Ari (Aristóteles Jumonji) no downhill Slide, e Ricardo (o Tchap Tchura) no Longboard Pro.

Quatro anos depois o mesmo Márcio Tanabe, volta com força total para a mesma ladeira agora para organizar a segunda edição desta competição. Porém uma filh* da pu** apelidado na época como “Mancha negra” resolve boicotar o evento e despeja uma quantidade enorme de óleo justamente dentro das linhas de largada e chegada onde rolaria o Champ. Irado, desesperado, querendo matar o fdp, o Homem - Mad Rats não desanima e consegue reorganizar tudo e transferir o evento para a parte baixa da ladeira, um local não tão radical, porém, ainda não explorados pelos atletas no dia anterior e madrugada adentro.

Mas será que daria certo? O que pode ser visto foi um dos Campeonatos mais adrenalizantes de todos os tempos, hora ou outra era possível ver a galera descendo no maior estilo “Skate and destroy” botando os espectadores prá cima da calçada na marra.

Que saudades daqueles tempos, Beto alva, Maçarico, Disney, Coruja, Bê, Márcio, Thronn e do saudoso vencedor Bola 7 (Esteja em PAZ Irmão).

Passam mais alguns anos...
O Ano agora é 1988, o dia 13 de Agosto, estamos na Rua Varginha no bairro paulista do Sumaré.
Assim fica difícil né??

Veja se fica melhor:

Estamos agora em 1988 na ladeira da Morte, o Skate, tal qual o ser humano, passou por diversas transformações até aqui, mas como tudo que resiste a tanto tempo está muito mais maduro e realista então, lá vamos nós ladeira abaixo.

Estamos em pleno andamento do IV Campeonato Brasileiro de street Skate, contando com 120 atletas e um público incalculável, o dia é de sol e calor, perfeito para um evento desta natureza.

Na categoria Amador II o campeão foi nada mais nada menos do que um garotinho chamado Rodrigo Menezes, hoje conhecido somente por DIGO (Alguém sabe de quem estou falando???).


Foto ilustrativa da Revista Skatin retirada do website Skatecultura do Giancarlo.
Dê uma olhadinha: SKATECULTURA


Na Amador I o saudoso Português (Descanse em PAZ), com um estilo incomparável e slides tão longos que a coisa ficou difícil até prá profissionais...

No Longboard o mestre Vitório com um estilo prá lá de perfeito, aliando manobras e base total com uma fluidez que até hoje não vi, seguido do Flavinho e de Magalhães.

Aproveito para perguntar aqui a razão de não ser realizado uma versão da VOLTA Dos MORTOS VIVOS (Será que alguém lembra desta??) na modalidade Downhill (Slide, Speed, Longboard, shortboard, etcboard) para reunir os Master do Skateboard nacional.
Se alguém gostar e/ou apoiar esta idéia, favor me comunicar pois quero estar por perto para assistir...

No profissional a coisa estava difícil, apareceu um rapaz que se dizia skate-punk, porém foi uma das pessoas mais agradáveis que tive o prazer de conhecer em toda a minha vida (Nada contra Punks ok???), um sujeito humilde, companheiro, e de uma educação ímpar, seu apelido: Urso.

Ele se mostrava um verdadeiro skate-punk era na hora de botar prá baixo, o cara desceu a Ladeira da Morte girando prá tudo quanto foi lado em míseros 16 SEGUNDOS Começaram as especulações, Insano?? Louco de pedra?? NÃO, ADRENADO. Só quem viu o drop para entender...

Como não podia deixar de ser, mais uma vez o vencedor foi Fernandinho Batman, o Rei da Ladeira com todas as variações possíveis de slides.


Foto ilustrativa da Revista Skatin retirada do website Skatecultura do Giancarlo.
Dê uma olhadinha: SKATECULTURA



Mas não acabou aí, rolou ainda o Feminino, onde uma garotinha chamada Míriam deixou muito marmanjo com o queixo no chão ao faturar o primeiro lugar e botar prá baixo com um estilo particular.

No próximo ano (1989) aconteceu mais uma etapa do lendário Campeonato Brasileiro de Street Skate, e desta vez este que vos tecla não teve como escapar, teve de participar, a adrena de correr aquele champ vai ficar na minha mente para sempre... Claro, não ganhei, foi só um 5º Lugar no Amador, mas, foi uma das melhores sensações da minha vida, descer ao lado de tantos mestres das ladeiras fica gravado...

Depois eu posto mais alguma coisa, vejam algumas imagens daqueles bons tempos.

Estas imagens são do programa Vitória da TV Cultura, este vídeo é do meu grande Amigo Diorandi, vulgo DIDI, saudades dele...


LINK:
http://www.youtube.com/watch?v=bK33t4DkmHE



Abraços e boas sessions!!
João Marcelo - Billy

Nenhum comentário:

Postar um comentário